Pacientes
Infertilidade

Infertilidade é a ausência de gravidez por um período de 12 meses de coito sem proteção ou sem o uso de métodos contraceptivos.

O índice de fecundidade natural em mulheres até 35 anos de idade é de, aproximadamente, 20% ao mês. Isto significa que 75% delas engravidarão dentro de seis meses e aproximadamente 85% em um ano.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até 20% dos casais em idade reprodutiva apresentam dificuldades para gerar uma gravidez.

O que pode causar a infertilidade

A infertilidade pode ter várias causas, entre elas de origem tubária, ovariana, imunológica, uterina, cervical, masculina e idiopática (sem causa conhecida).

Vários são os motivos que desencadeiam um aumento da incidência de infertilidade. O principal deles é a postergação pelas mulheres da primeira gestação. A partir dos 35 anos de idade a mulher começa a ter um declínio do seu potencial reprodutivo decorrente da redução do número de folículos e da qualidade dos óvulos. Graças a grandes avanços da Medicina Reprodutiva, casais antes considerados estéreis passam a obter gestações. Mulheres na menopausa precoce ou induzida por medicamentos ou mesmo submetidas a cirurgias em algum órgão reprodutor têm grandes chances de engravidar.

Tipos de tratamentos

Aceitar o tratamento da reprodução assistida deve ser uma decisão positiva e consciente. A evolução da medicina e a atuação de profissionais dedicados contribuem, decisivamente, para ajudar na concretização de uma gravidez.

Na tentativa de se conseguir um bebê, muda-se o ambiente doméstico para uma clínica aceitando a colaboração e empenho de uma equipe médica.

Por outro lado, no ambiente doméstico, faz-se necessário a compreensão e companheirismo entre o casal, compartilhando as expectativas e ansiedades, as alegrias e realizações. Tal atitude positiva será o grande diferencial para que o filho concebido fora do ato sexual seja recebido com muito amor e carinho.
  • Inseminação Intra-Uterina (IIU) ou Inseminação Artificial é a técnica mais simples de reprodução assistida. Apenas os espermatozoides são manipulados em laboratório (seleção dos espermatozoides normais e que ofereçam melhores condições de fecundação). Após, coloca-se os espermatozoides prontos dentro do útero e a fertilização (penetração do espermatozoide no óvulo) se processa de forma natural, ou seja, nas trompas. Neste procedimento as trompas devem estar funcionando normalmente, para captação do óvulo e proporcionar condições para que ocorra a fertilização (penetração do espermatozoide no óvulo) e posterior transferência do embrião para o útero. É um processo simples que não requer anestesia. Busca-se o colo do útero com o especulo e com uma cânula adequada, injeta-se os espermatozoides selecionados dentro do útero.
  • Fertilização In Vitro (FIV) ou “bebê de proveta”, é uma técnica comum e amplamente utilizada no tratamento da infertilidade. É a união do espermatozoide com o óvulo, feita em laboratório em uma cultura “in vitro” fora do corpo da mulher. Nesta técnica o espermatozoide penetra o óvulo por suas próprias forças. Após a formação do embrião, este é transferido para a cavidade uterina.
  • Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) é outra opção de reprodução assistida, na qual a fertilização também ocorre in vitro. Nesta técnica os espermatozoides são colocados dentro do óvulo para que ocorra a fertilização. É preciso uma quantidade mínima de espermatozoides com condições positivas para que o processo se conclua com êxito. Na técnica da Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), tanto o processo de indução da ovulação, captação de óvulos e transferência de embriões são os mesmos adotados na Fertilização In Vitro (FIV).
É muito importante deixar claro uma dúvida que muitas pessoas têm sobre a Fertilização In Vitro, quanto à gravidez de gêmeos ou trigêmeos. A taxa para gestações de gêmeos é de 15% a 20% e as de trigêmeos ficam em torno de 1%. Isto demonstra que a Fertilização In Vitro, não obrigatoriamente, seja sinônimo de gestação múltipla.



2015© Copyright - UCB Biopharma S/A. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade