O que é a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma condição complexa na qual partes do cérebro tornam-se progressivamente danificadas ao longo de muitos anos.¹,²

 

Os principais sintomas incluem lentidão de movimentos, tremor (agitação) e rigidez (rigidez muscular). Além disso, as pessoas também podem apresentar fadiga, pressão arterial baixa, bem como problemas na bexiga e no intestino.²–⁴

 

Por que as pessoas desenvolvem a Doença de Parkinson ainda não é totalmente compreendido; no entanto, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e idade possam causar a morte de certas células cerebrais.⁵

 

Estima-se que 8,5 milhões de pessoas viviam com a Doença de Parkinson em 2019.⁵⁶ Espera-se que o número de pessoas vivendo com a doença de Parkinson ultrapasse 12 milhões até 2040.⁶

Tratamento para a Doença de Parkinson

Existe uma grande necessidade não atendida no tratamento da Doença de Parkinson. As terapias atuais focam no controle dos sintomas e incluem tratamentos com medicamentos, atividades físicas e diversas abordagens terapêuticas, como fisioterapia e terapia ocupacional.1

Não existem tratamentos disponíveis capazes de desacelerar ou interromper a progressão da Doença de Parkinson.7,8 As terapias disponíveis apenas ajudam a controlar os sintomas e oferecem alívio limitado ou temporário.2,9,10

Pesquisadores estão atualmente trabalhando para verificar se conseguem desenvolver tratamentos que possam retardar a progressão da Doença de Parkinson.7 O objetivo é desacelerar o agravamento dos processos neurodegenerativos subjacentes à progressão da doença, bloqueando ou interferindo nas causas fundamentais da Doença de Parkinson.7,8

O que a UCB está investigando na doença de Parkinson?

A UCB está explorando novas maneiras de melhorar o manejo dos sintomas e verificar se é possível desacelerar ou interromper a progressão da doença.

É a ambição de longo prazo da UCB reduzir o impacto da Doença de Parkinson nos indivíduos, para que possam manter sua independência e qualidade de vida por mais tempo. Nosso objetivo é mudar a abordagem do tratamento, passando do controle dos sintomas para a modificação da própria doença.

Para saber mais sobre os ensaios clínicos, clique aqui. (Conteúdo em inglês)

 


Alianças com pessoas que convivem com a Doença de Parkinson.

A UCB está fazendo parcerias com a comunidade de Parkinson para adotar uma abordagem centrada no paciente no desenvolvimento de ensaios clínicos.

Para ajudar a melhorar a vida das pessoas que vivem com a Doença de Parkinson, a UCB promove abordagens centradas no paciente e incorpora a voz do paciente no desenho dos ensaios clínicos.

A UCB uniu forças com organizações de pacientes – Parkinson’s UK e Parkinson’s Foundation, dos Estados Unidos – e com pessoas que vivem com a Doença de Parkinson, para estabelecer um Conselho de Engajamento de Pacientes para a Pesquisa em Parkinson.

Fazer parcerias com a Parkinson’s UK e a Parkinson’s Foundation, dos EUA, ajuda a UCB a obter novos insights para compreender plenamente o impacto de viver com a Doença de Parkinson.

Além disso, a UCB está desenvolvendo medidas de Resultados Relatados pelos Pacientes (Patient Reported Outcome – PRO) para estabelecer novas formas de medir o impacto das novas abordagens de tratamento.

Referências:

  1. NHS. Parkinson's disease. Available at: https://www.nhs.uk/conditions/parkinsons-disease. Last accessed: May 2024.
  2. Jankovic J, et al. Parkinson's disease: etiopathogenesis and treatment. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2020;91(8):795–808.
  3. Cerri S, et al. Parkinson's Disease in Women and Men: What's the Difference? J Parkinson’s Dis. 2019;9(3):501–515.
  4. Simon DK, et al. Parkinson Disease Epidemiology, Pathology, Genetics, and Pathophysiology. Clin Geriatr Med. 2020;36(1):1–12.
  5. WHO. Parkinson disease. Available at: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/parkinson-disease. Last accessed: May 2024.
  6. Dorsey ER, et al. The Emerging Evidence of the Parkinson Pandemic. J Parkinson’s Dis. 2018;8(s1):S3–S8.
  7. Lang AE, et al. Disease Modification in Parkinson's Disease: Current Approaches, Challenges, and Future Considerations. Mov Disord. 2018;33(5):660–677.
  8. Hung AY, et al. Approaches to Disease Modification for Parkinson's Disease: Clinical Trials and Lessons Learned. Neurotherapeutics. 2020;17(4):1393–1405.
  9. Stocchi F, et al. How to optimize the treatment of early-stage Parkinson’s disease. Transl Neurodegener. 2015;4:4.
  10. Ntetsika T, et al. Novel targeted therapies for Parkinson's disease. Mol Med. 2021;27(1)1–20.

BR-OT-2500084 - Julho 2025