Imunologia

A imunologia é o estudo dos mecanismos naturais de defesa do corpo contra doenças e das respostas quando desafiado com antígenos. Antígenos incluem toxinas ou substâncias venenosas, bactérias e células sanguíneas estranhas, e a presença de antígenos no corpo ativa uma resposta imunológica, geralmente a produção de anticorpos.

Inflamação e doenças inflamatórias podem ser classificadas de diversas formas, por exemplo, como alergias ou doenças autoimunes, mas em todos os casos o fator comum é que a inflamação é resultado da ativação inadequada das células do sistema imunológico.

Doenças autoimunes compreendem um grupo crescente de condições médicas nas quais o próprio sistema imunológico do corpo falha ao reconhecer o corpo, monta um ataque imunológico anormal e geralmente destrói o tecido afetado com resultados graves, por exemplo, as articulações na Artrite Reumatoide e o revestimento do trato gastrointestinal na Doença de Crohn.

Referência - Janeway CA Jr, Travers P, Walport M, et al. Immunobiology: The Immune System in Health and Disease. 5th edition. New York: Garland Science; 2001. Chapter 1, Basic Concepts in Immunology

Referência - https://www.aarda.org/diseaselist/