Farmacovigilância
Para a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância é definida como a ciência e atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou qualquer problema relacionado com medicamentos.
O que é evento adverso?
Qualquer ocorrência médica não intencional em um paciente que recebeu um medicamento e que pode ou não ter sido causada pelo tratamento com esse medicamento. Evento adverso, portanto, pode ser qualquer sinal não intencional e desfavorável, sintoma ou doença associada ao uso do medicamento.
Questões relevantes para a Farmacovigilância:
- Suspeita de reações adversas a medicamentos;
- Eventos adversos por desvios da qualidade de produtos farmacêuticos;
- Erros de medicação potenciais e reais;
- Inefetividade terapêutica;
- Eventos adversos do uso de fármacos para situações não aprovadas (Ex. indicação, população, etc)
- Intoxicações relacionadas a medicamentos;
- Interações medicamentosas;
- Uso abusivo de medicamentos;
A Farmacovigilância da UCB tem a responsabilidade de detectar, avaliar, notificar às Autoridades Regulatórias, quando aplicável, e acompanhar os eventos adversos que ocorrem com o uso de medicamentos ainda em fase de desenvolvimento e após a comercialização, de forma a garantir a segurança dos pacientes e contribuir com a avaliação de risco-benefício dos medicamentos. Por isso, ao receber qualquer informação que possa ser considerada um evento adverso, entre em contato com a UCB através do e-mail farmacovigilancia@ucb.com ou pelo telefone 0800 016 6613.