Hidradenite Supurativa
Viver com hidradenite supurativa (HS) pode ser desafiador, mas você não está sozinho(a). Saiba mais sobre hidradenite supurativa (HS) abaixo.
O que é hidradenite supurativa?
A hidradenite supurativa (HS) é uma doença inflamatória crônica, recorrente, dolorosa e debilitante da pele.
Os principais sintomas incluem nódulos, abscessos e fístulas com secreção de pus (canais que se abrem na pele), que geralmente ocorrem nas axilas, virilha e nádegas.
Pessoas com HS enfrentam crises recorrentes da doença, além de dor intensa, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.
Quão comum é a hidradenite supurativa?
A hidradenite supurativa (HS) se desenvolve na vida adulta e estima-se que afete aproximadamente 1% da população na maioria dos países estudados. A condição é de três a quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens.
Ainda não se compreende totalmente como e por que a HS se desenvolve. Aproximadamente um terço das pessoas com HS possui predisposição genética, e fatores de estilo de vida, como tabagismo e obesidade, também podem desempenhar um papel crucial no seu desenvolvimento.
Vivendo com hidradenite supurativa
Os sintomas de dor, secreção e cicatrizes não representam apenas um fardo físico.
Pessoas com hidradenite supurativa (HS) também enfrentam estigma: preocupações ou experiências diretas com atitudes e respostas negativas da sociedade em relação aos seus sintomas.
Esses sentimentos podem levar à vergonha, isolamento social, baixa autoestima e prejuízos na vida sexual, causando sofrimento psicológico considerável e impactando todas as áreas da vida — incluindo relacionamentos interpessoais, educação e trabalho.
Diagnóstico
Nos estágios iniciais, a hidradenite supurativa (HS) é frequentemente confundida com outras condições de pele, como acne ou furúnculos, o que pode levar a um atraso no diagnóstico de 10 anos ou mais.
Pessoas que vivem com HS podem apresentar outras condições associadas (comorbidades), como artropatias, síndrome metabólica, aumento do risco de doenças cardiovasculares, distúrbios inflamatórios e depressão.
Por isso, é fundamental aumentar a conscientização sobre a HS, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, já que as consequências da HS não tratada são amplas — tanto mentais quanto físicas.
Objetivos do tratamento
Embora atualmente não exista cura para a hidradenite supurativa (HS), a condição pode ser controlada, com foco em:
- Aliviar a dor
- Cicatrizar feridas existentes para prevenir infecções
- Prevenir o surgimento de novas lesões
- Reduzir a extensão e a progressão da doença, principalmente por meio do controle da inflamação
Opções de gerenciamento atuais
Controle da dor
Terapias tópicas/intralesionais
Terapias sistêmicas
Agentes imunossupressores tradicionais
Agentes hormonais
Retinóides
Biológicos
Gestão de Procedimentos
BR-OT-2500080 - Julho 2025